O secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Elói Pietá, recebeu a comitiva da juventude do Partido Comunista da China na sede do PT, em Brasília. A reunião, que contou com a participação de Lu Hao, primeiro-secretário do comitê central da Liga da Juventude Comunista da China, tratou da história política brasileira e da participação da juventude petista e brasileira na redemocratização do país.
Elói Pietá destacou que apesar das enormes diferenças culturais entre os dois povos, ele acredita que estes encontros irão aproximar as duas nações que estão entre as maiores do planeta. A troca de diálogos serviu para que os dois países possam aperfeiçoar um meio dos jovens se interessarem pela política, além de realizarem um intercambio de conhecimentos entre os dois países. Outro ponto abordado foi a aproximação dos jovens de culturas distintas.
O número estimado de jovens na China é de 70 milhões, enquanto o Brasil tem 50 milhões. Para Bruno Elias, Coordenador de Relações Internacionais da Juventude do PT, a ideia é consolidar uma agenda de trabalho internacional com a Liga de Juventude Chinesa.
“Essa visita é parte de uma cooperação da Juventude do PT com a Liga de Juventude Comunista da China. Nossos partidos já têm uma relação desde 2004, com o protocolo firmado entre o PT e o Partido Comunista Chinês e nós estamos querendo traduzir essa cooperação no âmbito das juventudes”, disse ele.
Para Valdemir Pascoal, Secretário Nacional de Juventude do PT, Brasil e China são países emergentes, onde os governos investem na juventude, com o intuito de desenvolvimento mútuo.
Pascoal ainda ressalta algumas propostas feitas aos jovens chineses. “Nós propusemos fazer vários intercâmbios entre os dois países, e inclusive nos reunirmos com os países do Brics, para discutir melhores formas de tratar esse trabalho conjunto entre as juventudes dos países”, comenta.
A China foi sede das Olimpíadas de 2008, com a cidade de Beijing, e a Juventude do PT acredita que os dois milhões de jovens chineses, que foram voluntários no evento, podem contribuir com a experiência adquirida, já que o Brasil também vai sediar as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo em 2014.
O primeiro-secretário Lu Hao, ainda fez um convite formal para uma visita à China, da Secretaria de Juventude do PT, que também solicitou a presença do comitê chinês no Congresso da Juventude Petista e na Conferência Nacional de Juventude, que vão ocorrer no final deste ano. (Bruno Costa e Gustavo Toncovitch – Portal do PT)
www.pt.org.br
0 comentários:
Postar um comentário