Entre os dias 19 e 22 de maio aconteceu o Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Com etapas estaduais previamente realizadas e suas respectivas delegações eleitas, o Encontro contou com a participação de jovens de 15 estados do país, divididos em todas as regiões. Além de representar um grande salto na organização prática da Juventude do Movimento PT, o encontro produziu importantes acúmulos no campo programático, reafirmando o caráter socialista e democrático do Movimento PT enquanto coletivo partidário.
Foram realizadas discussões sobre o Socialismo Petista, a Identidade Política do Movimento PT, Juventude do PT: Concepção e Funcionamento, Movimento Estudantil, Movimento de Mulheres e uma série de pautas relacionadas. O encontro também produziu reflexões sobre o papel da Juventude do PT no partido e fora dele.
A avaliação é de que o atual nível de burocratização tem afastado progressivamente a JPT dos movimentos sociais e das lutas concretas do povo trabalhador brasileiro. Por entender que precisamos de uma direção capaz de representar as bandeiras históricas do partido, mas que tenha autonomia frente ao atual momento que vivemos, a Juventude do Movimento PT se sente na obrigação de apresentar novas perspectivas frente à atual gestão da Direção Nacional da JPT.
Nesse sentido, foi reafirmado o pleno engajamento na construção do Movimento Fora da Ordem enquanto movimento petista, coletivo e plural. O nome da companheira Tássia Rabelo, do Rio de Janeiro, foi apontado para discussão junto ao conjunto de forças políticas do Fora da Ordem como uma alternativa para a Direção Nacional da JPT. Também foi eleita uma nova coordenação nacional, com representação de todas as regiões.
Participaram do encontro os deputados federais Fernando Ferro (PE) e Fátima Bezerra (RN), a ministra dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o deputado estadual Frei Anástácio (PB), o prefeito de Queiroz, Walter Rodrigo, o vereador de Currais Novos, Odon Junior, além das lideranças nacionais Eliezer Pacheco, Vilson de Oliveria, Virgílio Guimarães e Rodrigo Campos.
Agora é organizar o movimento para construir uma Juventude Petista cada vez mais socialista, democrática, de massas e autônoma.
JMPT
0 comentários:
Postar um comentário