• put your amazing slogan here!

    Encontro de jovens politizados


    Artigo de Bruno Costa publicado no DN Online 


    Entre os dias 19 e 22 de maio aconteceu o Encontro Nacional da Juventude do "Movimento PT", uma das tendências internas do Partido dos Trabalhadores. Jovens de 14 estados brasileiros se encontraram no Centro Pastoral Padre João Correia de Aquino, no município de Parnamirim/RN, para uma extensa programação de debates.


    Na mesa de abertura, que contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro e da Coordenação Nacional da JMPT, resgatamos o surgimento do PT e destacamos sua importância enquanto instrumento de luta da classe trabalhadora. Embora a utopia socialista vivesse um período de refluxo internacional, o Partido dos Trabalhadores surge reafirmando a bandeira do socialismo e elegendo a democracia como base legítima de toda e qualquer revolução. Foi o momento de apresentar nosso Partido e nossa tendência à sociedade.

    Entre quinta e domingo debatemos diversos temas importantes paradefinição dos rumos do PT e do Movimento PT no próximo período, como o conflito entre socialismo e social-democracia, o modo petista de governar, a identidade do Movimento PT, a concepção e o funcionamento da Juventude do PT, a auto-organização das mulheres petistas, os desafios da Conferência Nacional de Juventude e do Congresso da Juventude do PT, bem como o modelo de organização da Juventude do Movimento PT e seu novo formato de direção.

    Além da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro compuseram as mesas de debate: João Alves, da Coordenação Nacional da JMPT; Gabriel Ribeiro, da Coordenação Nacional do MPT; Odon Júnior, jovem vereador do PT em Currais Novos/RN; Josiane Bezerra, dirigente estadual do PT/RN; Vilson Oliveira, dirigente do PT paulista; Daniel Valença, professor de Ciência Política na UFERSA; Rodrigo Campos, militante do PT/RS; Tassia Rabelo, Coordenadora de Assuntos Institucionais da Juventude do PT; Walter Rodrigo, prefeito do município de Queiroz/SP; Olavo Ataíde, dirigente estadual do PT/RN; Frei Anastácio, deputado estadual do PT/PB; Francisco Medeiros, prefeito do município de Parelhas/RN; Virgílio Guimarães, ex-deputado federal pelo estado de Minas Gerais;Eliezer Pacheco, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; e Maria do Rosário, Ministra da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

    A partir do Encontro Nacional da JMPT, sem dúvidas, alcançamos um novo patamar de formação e organização política. Assim como Rosa Luxemburgo, estamos cada vez mais convictos: socialismo ou barbárie. O feudalismo não foi e o capitalismo não será o último estágio de desenvolvimento e "organização" da humanidade, mas tal hipótese não deve de forma alguma acomodar a esquerda ou frear a insurreição da classe trabalhadora contra o Capital.

    Em linhas gerais, avaliamos as experiências de governos de coalizão lideradas pelo ex-presidente Lula e agora pela presidenta Dilma Rousseff como extremamente necessárias, afinal, evitamos o avanço do neoliberalismo no Brasil e provamos que é possível aliar o desenvolvimento econômico ao social, produzindo cada vez mais riqueza e ao mesmo tempo distribuindo renda. Mas não podemos negar que, pela natureza das alianças construídas, estamos falando de governos que conciliaram e conciliam interesses de classes antagônicas, o que impede a radicalização da democracia e a vitoria do socialismo democrático. Acreditamos que o PT e a esquerda brasileira se aproximam de uma nova encruzilhada histórica, pois já experimentamos os limites da conciliação de classes e a necessidade de construir uma nova hegemonia política, capaz socializar os meios de produção, radicalizar a democracia e defender uma nova ordem mundial.

    Um repórter me questionou se de fato acreditamos na superação do capitalismo. Respondi que jovens de 14 estados brasileiros se reuniram no Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT não apenas por acreditarem na superação capitalismo, mas por entenderem a necessidade de organizar estudantes e trabalhadores na luta socialista, anticapitalista e antiimperialista.



    Bruno Costa
    Secretário de Movimentos Populares do PT Natal

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Blogger news

    About

    Blogroll